Bloqueador de DHT ajuda a combater a calvície masculina

Tempo de leitura: 4 minutos

Bloqueador de DHT ajuda a combater a calvície masculina

Quem nunca percebeu, durante o banho, aquele monte de cabelos no chão do box, não é mesmo? A queda de cabelo é algo comum, faz parte da renovação dos fios. O problema é quando a perda se torna constante e excessiva, podendo indicar que a pessoa está com calvície, o verdadeiro terror, especialmente para os homens.

A calvície masculina é mais comum e perceptível. Trata-se de uma doença genética chamada alopecia androgenética, que pode começar a partir dos 20 anos. A queda de cabelo nos homens é destacada pelas entradas ou por uma ponta de cabelo na testa e menos cabelo na parte de cima da cabeça. A incidência é maior a partir dos 50 anos, quando pelo menos 50% dos homens vão ter alguma queda de cabelo, segundo especialistas.

No caso das mulheres, pode ocorrer uma maior queda de cabelo e também a ocorrência de fios mais finos a partir da menopausa, por conta de uma menor produção do estrogênio. No caso da calvície feminina, o cabelo tende a ficar mais fino por toda a cabeça, porém, mais visivelmente na parte de cima. O normal é que essa queda se intensifique somente após os 50 anos.

Como age o DHT na queda do cabelo

O grande vilão da calvície no caso dos homens é o DHT (diidrotestosterona). Esse hormônio surge após contato da testosterona no couro cabeludo. Ali a testosterona sofre a ação da enzima 5-alfa-redutase que faz com que ela se transforme no DHT. Este novo hormônio começa a agir nos folículos capilares, atuando na redução da produção de cabelos, ao messo tempo em que deixa os fios mais frágeis e finos, até que eles sejam extintos.

Vale dizer que o DHT está presente no organismo de todos os homens, porém aqueles que possuem predisposição à calvície possam ter mais DHT do que aqueles que não sofrem deste mal. E a cada contato do DHT com o couro cabeludo, os folículos diminuem até se fecharem, o que interrompe a produção capilar.

Como funciona o bloqueador de DHT

Para evitar isso existem no mercado bloqueadores de DHT, que atuam com o objetivo de diminuir a produção de DHT no organismo, o que vai causar impacto na quantidade deste hormônio no couro cabeludo. Com a ação do bloqueador, os folículos capilares sofrerão menos danos, até se verem livres para voltar à produção de fios. O medicamento mais famoso e popular no mercado é o que possui a finasterida, comercializada sob a marca Propecia ou Proscar.

Há ainda o Saw Palmeto, um suplemento alimentar que também bloqueia a produção de DHT. No entanto, ainda não há comprovação científica da eficácia desse tratamento. Outro medicamento que pode atuar no bloqueio do DHT é o azelex. O ácido azelaico, principa ingrediente do produto, é encontrado em quantidades menores em alimentos como o trigo, a cevada e o centeio. Ele atua como um competitivo inibidor do 5-alfa-redutase, prevenindo que este interaja com a testosterona e produza o DHT.

Os medicamentos e cápsulas vão atuar de três formas. No primeiro ocorrerá a ligação aos receptores androgênicos, ou seja, a substância se conectará aos receptores androgênicos no folículo piloso, evitando que a DHT ocupe aquele espaço. Outra maneira é de bloquear as enzimas 5-alfa-redutase, que fazem com que a testosterona se transforme em DHT. Por último, podem ajudar a regular a produção de testosterona e até mesmo eliminar aquela em excesso que pode ser convettida em DHT no couro cabeludo.

Outras formas de combater o DHT

Não importa qual medicamento promete uma melhor ação para bloquear o DHT no seu organismo e interromper a queda de cabelo, o mais importante é você procurar ajuda profissional de um médico, que poderá avaliar o seu caso e indicar qual tratamento é o mais adequado. Além da ingestão de remédios que atuam como bloqueadores de DHT, há outras formas como laser, implante, loção capilar, interlace, entre outras, que podem reverter o problema.

Os alimentos também podem agir como um bloqueador de DHT, só que de forma totalmente natural. Alimentos ricos em zinco (frutos do mar e carne animal em geral), em biotina (presente na gema do ovo, queijos, fígidado, por exemplo) e até mesmo a soja podem ajudar no combate ao DHT para reduzir a queda dos cabelos.