Como combater o DHT e evitar a queda de cabelo

Tempo de leitura: 4 minutos

Como combater o DHT e evitar a queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema cada vez mais comum, especialmente em homens, embora também possa atingir mulheres. São diversos os fatores que podem desencadear isso, tais como genética e gravidez, além de falta de nutrientes, alterações na glândula da tireóide e doenças autoimunes. Segundo especialistas, é normal cair até 100 fios de cabelos todos os dias, pois trata-se da renovação do cabelo. Mais do que isso pode indicar calvície.

A calvície é uma manifestação fisiológica do organismo da pessoa que já nasce com a predisposição para perder mais cabelos do que o normal. Esse problema ocorre mais nos homens porque o hormônio masculino da testosterona começa a afetar o desenvolvimento dos cabelos.

A queda de cabelo se inicia quando o hormônio alcança o couro cabeludo de quem já tem predisposição genética, a testosterona sofre a ação de uma enzina (5-alfa-redutase) e se transforma em DHT (diidrotestosterona). Esse hormônio acaba por agir nos folículos de modo que desencadeia um processo que mata as células produtoras de fios. Com isso, os folículos se fecham, o que vai diminuir gradativamente a produção de fios. Como os fios laterais e da parte detrás da cabeça não produzem a enzima mencionada, raramente ocorre a queda de cabelos nessas áreas.

Como perceber os sinais da queda de cabelo

É possível perceber a queda de cabelo por conta da ação do DHT, pois isso ajudará a acelerar o início do tratamento e a reversão do problema. Uma das formas é comparar a esperssura dos fios da parte da frente e de trás da cabeça. Se os primeiros estiverem mais finos, é um indicativo de que a calvície se aproxima. Caso você perceba isso, procure um especialista, pois está na hora de resolver o problema. Não adianta ir atrás somente quando já se está calvo, pois aí não terá mais como recuperar a produção dos fios, pois o folículo já terá morrido.

Outra dica para você perceber os sinais de que seus cabelos estão caindo além da conta é pegar um tufo de cabelo bem desembaraçado e puxar com força. Caso saiam fios inteiros com aquele branquinho nas pontas (razi capilar denominada bulbo), seu cabelo está plenamente saudável. Se mesmo assim você não conseguiu perceber diferenças, experimente comparar fotos antigas com atuais e veja como está seu visual. Será possível ver se já aparecem entradas ou se elas já existiam bem antes.

Tratamento para combater o DHT

O medicamento mais utilizado para evitar que o DHT provoque a queda do cabelo é a finasterida. Ele trabalha para reduzir a produção do DHT, fazendo com que diminua a quantidade de DHT no couro cabeludo, o que vai provocar menos danos nos folículos capilares, que estarão livres para produzir os fios. Porém, a finasterida é mais indicada para os homens, pois ela pode alterar a formação do feto na gravidez. No entanto, mulheres na menopausa, laqueadas ou sem o útero poderão tomar a medicação, que deverá ser prescrita por um médico.

Há outras formas de bloquear a ação do DHT no cabelo. A maioria delas envolve a questão alimentar, buscando uma dieta mais equilibrada em nutrientes e que privilegie certos alimentos que possuam substâncias que combatam naturalmente o DHT. Entre elas estão:

  • Zinco: um dos que bloqueiam o DHT de forma natural, o zinco está presente especialmente nos frutos do mar;
  • Soja: pesquisas mostraram que a molécula equol, produzida durante a digestão da soja, ajuda a neutralizar o DHT. Vale, então, inserir a soja em sua dieta, ainda que não seja um costume comum no Brasil, já que é uma prática mais cotidiana na culinária oriental;
  • Biotina: A vitamina biotina é encontrada na gema do ovo, queijos, fígado etc. e ajuda a reduzir os níveis de DHT no organismo. Especialistas creem que a substância esteja ligada à produção de queratina, proteína que compõe os fios do cabelo.

Há também outras formas de tratar a calvície em estágio mais avançado, como o implante, a aplicação de laser para irrigar o folículo e nutrir os fios, interlace, loção capilar etc. Por isso, é importante procurar a ajuda de um profissional, que irá analisar o estágio da calvície e poderá receitar o melhor tratamento para bloquear o DHT e reverter a queda de cabelo.